segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Será o fim da Progressão Continuada???

A progressão continuada sempre foi motivo de polêmica entre os pais, alunos, professores e gestores escolares. Algumas pessoas acham que seria melhor eliminar a repetência no processo de aprendizagem. Outros acreditam que a aprovação deveria ser por merecimento do aluno. Se o(a) aluno(a) não aprendeu os conteúdos da série em que está, não deve passar de ano. 

Como não há consenso, cabe a cada Secretaria da Educação decidir ou não pela progressão continuada. Na minha opinião, a aprovação automática não beneficia em nada o aluno, pois este acaba passando de série, sem saber o necessário para avançar nos estudos. Então, como fazer o(a) aluno(a) estudar, se não existe repetência?

Lembro que quando eu estava na escola, tinha que me dedicar inteiramente aos estudos, ou... não passaria de ano. Anos mais tarde, com a chegada da aprovação automática, observei que muitas crianças passavam de ano sem saber coisas básicas e acabavam se enrolando mais pra frente.

Sem falar que as notas que antigamente iam do 0 ao 10, agora foram adotadas por algumas escolas como NS, S e PS, Não Satisfatório, Satisfatório e Plenamente Satisfatório... ou seja, não sabemos nem que nota a criança atingiu... somente letras que não dizem nada (na minha opinião).

Mas, afinal, o que muda nas escolas que adotam a progressão continuada? Será que esse tipo de ensino ajuda ou atrapalha nossas crianças?

Assista a um vídeo que fala sobre o assunto...


0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!