sábado, 30 de abril de 2011

Nova técnica para Eliminar os Piolhos - Asfixia dos Piolhos por Sufocamento

Entre os agentes sufocantes, o maior destaque tem sido para os óleos, principalmente óleos coméstíveis, que são seguramente atóxicos, baratos e de fácil acesso às famílias. Causam mortalidade pelo contato direto com o corpo das ninfas e adultos, impedindo a respiração pela obstrução dos espiráculos (aberturas laterais por onde os piolhos respiram). Poderiam adicionalmente também matar os ovos, pela obstrução dos poros da carioteca (membrana que protege o núcleo), no entanto faltam estudos científicos detalhados sobre esse modo de ação e portanto, da eficiência como um todo.


Minha experiência com a minha filha


Resolvi colocar esta experiência em prática com a minha filha, já que tinha que eliminar a infestação de piolhos e lêndeas que a mocinha resolveu adquirir na escolinha... Veja o resultado!


A noite, pertinho da hora de colocar a minha filha pra dormir, eu peguei um litro de óleo (claro que não usei tudo) e fui espalhando uma certa quantidade em todos os cabelos e com as mãos, ia espalhando o óleo até que os cabelos dela ficassem completamente embebidos pelo óleo, os deixei bastante úmidos. Amarrei uma fralda de pano e coloquei um saco plástico e por último, uma touca de banho (fiquei observando durante um tempo para que ela não se sufocasse com o saco plástico e depois de duas horas tirei o saco para que ela dormisse melhor).

O que pude perceber foi que ela gemeu durante toda a noite, não sei se foi por causa do calor que estava sentindo na cabeça (pois estava com uma fralda de pano enrolada), ou se, por causa do óleo, os piolhos começaram a picar mais, ou se a coceira aumentou, não consegui entender o motivo de todos aqueles gemidos, mas aguentei até o dia amanhecer para retirá-lo e ver o resultado.

Assim que ela acordou, já fui pegando um lençol branco e colocando sobre os seus ombros. Assim que dei a primeira passada do Pente Fino de Aço Inox na cabeça dela, fiquei surpresa com a grande quantidade de piolhos que saíram de uma só vez. Porém, dentro de todos aqueles piolhos que saíram nos dentes do pente, não consegui perceber nenhum piolho morto. A única diferença que pude notar foi a facilidade com que o óleo fez com que os piolhos saíssem mais facilmente e as lêndeas se desgrudassem melhor.

No experimento acima, quando o pesquisador relata que depois de duas horas submersos no óleo, notou que alguns dos piolhos estavam mortos e outros que não tinham sofrido essa experiência não, achei que iria encontrar a grande maioria dos piolhos mortos depois de retirá-los da cabeça da minha filha com o pente fino mas, o resultado não foi o esperado. Mas... já ajudou a facilitar a retirada, o que é um bom começo...

Acredito que: o pesquisador encontrou alguns piolhos mortos porque a quantidade de óleo que foi usada durante a pesquisa foi bem maior do que a quantidade que usei na cabeça da minha filha, pois, no experimento da UNICAMP, os piolhos foram submetidos a submersão, ou seja, ficaram dentro de algum frasco com grande quantidade da substância. Na cabeça de uma criança não é possível colocar a mesma quantidade de óleo usada na pesquisa acima (é óbvio), por isso entendo que o resultado não foi satisfatório no meu caso.

A parte mais difícil de executar dessa experiência é retirar todo o óleo dos cabelos da criança. Como você pode notar, assim que o óleo é aplicado nos cabelos da criança, os mesmos ficam tão ensebados que já é notável como dará trabalho na hora de lavá-los, mas, não desista por causa desse pequeno impasse, afinal, o óleo, é uma substância que ajudará e muito na hora da eliminação das lêndeas.

0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!