quinta-feira, 26 de maio de 2011

Qual a Melhor Hora para tirar as Fraldas do Bebê

O início da retirada das fraldas é sempre muito trabalhoso e requer paciência e dedicação. Deve ser um momento tranquilo, uma fase importante na vida da criança e dos pais e encarado sem desesperos. O seu bebê está evoluindo, ficando independente. Este processo não deve ser executado com pressa. A criança que ainda não tem maturidade suficiente para se controlar, quando é obrigada à deixar as fraldas, pode ter sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Neste caso, o melhor à fazer é dar tempo ao tempo.

A criança precisa se sentir segura para começar à ficar sem as fraldas. Ela deve andar, pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser mais leves e confortáveis nesse período para que possa facilitar o manuseio, como as roupas que tem elásticos. Dizem os pediatras que, uma criança de 2 anos de idade já se sente pronta e à vontade para o início da retirada das fraldas. Porém, cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento para esta aprendizagem. Por exemplo: minha filha Sellynna saiu das fraldas com 1 aninho e 3 meses, já o meu filho Matheo com 1 aninho e 8 meses, ainda as usa... Respeite o momento de cada criança.


Tudo ao seu tempo certo: Um bom momento para começar à treinar a criança é quando ela começa à comunicar que está suja ou que sente vontade de fazer xixi ou cocô. Uma dica muito boa também, é fazer a criança sentir interesse pelo o que os pais ou irmãos vão fazer no banheiro. Deixar a porta do banheiro aberta pode fazer a criança imitar os adultos e entender que o banheiro serve para fazer as suas necessidades fisiológicas.

Para começar à tirá-la das fraldas, compre um penico que chama a atenção da criança e o deixe no lugar em que a criança costuma brincar. A criança deve conhecer o penico, de vez em quando, coloque-a sentada nele com roupa e tente explicar para que serve o penico, nessas horas, até algumas brincadeiras ajudam a criança à se descontrair e se interessar em usar o penico.

Quando já estiver acostumada, deixe o penico no banheiro e comece à explicar o que deve acontecer lá dentro. Comece à deixar a criança de calcinha ou cueca sentada no penico de vez em quando e acostume-se à perguntar sempre para ela se quer fazer xixi ou cocô, levando-a de vez em quando para o banheiro. Se a criança já estiver conseguindo se manter seca a maior parte do dia, este é um bom sinal que já se pode eliminar de vez as fraldas.


Assim que se inicia o controle da criança, ela ainda terá mais 5 ou 6 meses para adaptação total. Após a criança usar frequentemente o penico, deve-se adaptar o vaso sanitário e estimulá-la a usá-lo. Não demore de levar a criança ao banheiro quando ela pedir. Quando a criança já estiver acostumada com todo este processo, já podemos pensar em retirar também a fralda noturna... assim que começar à acordar seca, o que não demora muito depois que a criança consegue se controlar durante o dia.

Não se frustre quando acontecerem pequenos "acidentes", a criança está em uma nova fase e precisa de apoio e compreensão. Na hora de dormir, evite oferecer muito líquido para a criança que pode acordar com a cama toda molhada no início do treinamento e sempre a leve ao banheiro antes de dormir. Não se esqueça, esta é uma nova fase para a criança e os seus limites devem ser respeitados. As fezes são controladas um pouco mais tarde, mas nem tanto assim.

Não se deve brigar ou castigar a criança quando sair alguma coisa errado, pois este ato pode atrapalhar o aprendizado dela e fazer com que se sinta amedrontada na hora de fazer suas necessidades. Elogie sem exageros quando a criança conseguir fazer tudo direitinho. Às vezes ela pode ficar sentada no penico e no vaso sanitário sem fazer nada e quando se levantar, urinar ou fazer cocô na roupa. Isso tudo é normal.

Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois que aprender a se controlar. Nessa hora, o mais recomendado é que o menino vá ao banheiro com o papai para que ele possa aprender na prática com é que se faz. O apoio paterno é muito importante para o menino neste momento.

Estimule a sua criança com amor e carinho que é o que ela mais precisa nesta nova fase da sua vida. Nunca faça chantagens ou trocas com a criança e esteja preparada(o) caso a criança regrida no que aprendeu caso apareça um novo irmãozinho... pois a criança pode se sentir enciumada e tentar chamar a atenção dos pais dessa forma. Tenha paciência e conseguirá chegar ao objetivo com sucesso...

0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!