domingo, 3 de julho de 2011

Como tratar a Dermatite (Alergias) na Região das Fraldas?

Olá querido(a) leitor(a) do Blog Saúde das Crianças, tudo bem?



Andava um pouco sumida pois as tarefas de uma mãe e empresária, às vezes, tiram todo o nosso tempo e acabamos deixando outros afazeres de lado. Lembro que na minha última postagem, estava falando sobre o período mais indicado de se tirar as fraldas do bebê. Como cada um tem o seu tempo, o processo pode parecer fácil em algumas ocasiões e um pouquinho mais complicado em outras. Mas, o sucesso de tudo está em não desistir e seguir em frente...

Bom, como alguns bebezinhos ainda não devem estar em um período muito favorável para o desfralde, achei interessante falar sobre algumas alergias que costumam acometer os pimpolhinhos na região das fraldas. Algumas vezes, essas alergias são classificadas como assaduras pelo grau em que se encontram ou apenas uma alergia em relação ao tipo de fralda, lenço umedecido que está sendo usado, pomada ou outros fatores como por exemplo, o que o bebê anda ingerindo. Até uma comidinha um pouquinho mais ácida pode ocasionar aquelas manchinhas vermelhas e doloridas.

Achei alguns vídeos bastante interessantes de um Dr. chamado Paulo Oom que explica sobre essas alergias também conhecidas como dermatites. Ele dá algumas dicas de como tratar esse tipo de probleminha. Minha filha, dificilmente ficava assada ou com alguma alergia desse tipo, nem quando os seus dentinhos estavam saindo, ela não tinha este tipo de problema. Já o meu filho, vira e mexe fica todo vermelhinho, seja por causa dos dentinhos, da marca da fralda, do que ele come, etc.

Quando ele ficava assim... vale lembrar uma das receitinhas caseiras da vovó que dá bastante resultado. Na hora do banho, eu colocava uma colherinha de amido de milho (maizena) na água do banho ainda morninha e o colocava sentadinho (depois de limpar o bumbum do bebê é claro, rsrs) e ele ficava brincando ali por alguns minutinhos, depois que o tirava do banho, secava bem a região das fraldas e passava um pouquinho do amido de milho (maizena) na pele afetada pela alergia e colocava a fraldinha de novo, sempre prestando muita atenção para não deixá-lo muito tempo com a fralda suja, principalmente de cocô que é muito ácido nessa fase.

Outra dica legal e que o Dr. também explica, é deixar o bebê com o bumbum alguns minutinhos exposto ao sol, sem fraldinha para que a região afetada possa ser arejada, afinal de contas, manter o local abafado demais só poderá agravar a situação piorando o estado das alergias, levando-as à um estágio de feridas, o que se torna muito mais difícil de tratar...

Espero que possa ter ajudado! Fica aqui o vídeo que é bem curtinho mas bastante explicativo. Até mais...




2 comentários:

Unknown disse...

minha filha tem 1ano e 10meses eu levei ela no medico particular e ele falou pra mim que era dermatite que minha filha tinha e o cabelo dela iria cair e eu fiquei desesperada mais fui em outra pediatra e ela me disse que era por causa da pomada entram nao agredite so em um medico......

Unknown disse...

minha filha tem 1ano e 10meses eu levei ela no medico particular e ele falou pra mim que era dermatite que minha filha tinha e o cabelo dela iria cair e eu fiquei desesperada mais fui em outra pediatra e ela me disse que era por causa da pomada entram nao agredite so em um medico......

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!