quarta-feira, 28 de julho de 2010

Olha os Piolhos aí de novo, Gente!

Leitores do Blog Saúde das Crianças... este é um artigo sobre Pediculose que estou estudando para que possa me aprofundar no assunto e desta forma poder melhorar o conteúdo das Palestras proferidas em creches e escolas afim de exterminar o problema da infestação de piolhos e lêndeas... Este artigo encontra-se em uma Apostila da Redalyc Sistema de Informação Científica... através dele, podemos analisar quão grande é o problema que nossas crianças tem enfrentado em instituições educacionais... Como podemos ver... o melhor método de eliminação da problemática ainda é a catação manual realizada com o auxílio do Pente Fino... e o melhor deles é o Pente Fino de Aço Inox... Vejam o resumo da matéria...



Infelizmente ainda faltam estudos referentes ao motivo da predisposição que algumas pessoas têm de adquirir mais piolhos que outras, contudo não há relação com o nível de açúcar no sangue.
As lêndeas são ovais, pequenas, de coloração branco amarelada, hermeticamente fechadas e se fixam próximas ao couro cabeludo pela ação de um “cimento”, ou seja, uma substância quitinosa de difícil remoção. Cabe salientar que não existem pesquisas que comprovem a ação do sal e do vinagre no combate ao piolho e à lêndea, porém alguns estudos afirmam que podem facilitar a dissolução dessa substância. Fato, talvez, que comprove a resposta em nossa pesquisa de que esse método é eficaz na eliminação dessa ectoparasitose.
O uso irracional e disseminado de produtos piolhicidas vem proporcionando grande resistência desses ectoparasitas, assim como as bactérias aos antimicrobianos, motivo pelo qual a indústria farmacêutica está sempre modificando e lançando novas fórmulas. Resistência é entendida como sobrevivência a concentrações ou doses de um produto que deveria causar mortalidade total. O xampu comum não possui essa propriedade, mas a população deste estudo considera uma alternativa adequada para o tratamento da pediculose. Outro fato preocupante refere-se ao conceito de que querosene e baygon, extremamente tóxicos à população infantil, matam piolhos.
Outro mito encontrado é a afirmativa de que cabelo curto e liso tem menos piolhos, visto que esse tipo de cabelo permite fácil visualização e “catação” dos ectoparasitas.
Este conceito se expande aos que acham que meninas têm mais piolhos que meninos. Outro aspecto é que não existem estudos que comprovem, favoravelmente ou não, a existência de relação entre caspa e pediculose.
É mister salientar que muitos são os agravos predominantes entre a população infantil, seja de natureza ectoparasitária (pediculose, verminose, etc.) ou infecciosa transmissíveis (infecções respiratórias agudas, infecções urinárias, etc.). Cabe aos profissionais de saúde promover estratégias que previnam complicações dessas doenças, além da detecção precoce e ações articuladas de educação permanente para os núcleos de trabalho infantil e familiar.
Dentre os meios de tratamento, não há dúvida que a forma mecânica preventiva é a mais eficaz, ou seja, “catação” manual com uso de pente fino. No presente estudo, este método foi muito cotado, contudo muito próximo do uso de medicamentos, muitas vezes irracional, para controle de infestações. O surgimento de produtos piolhicidas com promessas milagrosas, associado à globalização e amplas jornadas de trabalho dos familiares responsáveis, principalmente das mães, deixou a forma mecânica no esquecimento. Sua retomada é essencial ao combate à pediculose.



Como vimos, a catação mecânica, mesmo ficando no esquecimento, ainda é a mais eficaz contra o problema da Pediculose... Em caso de interesse em adquirir o Pente Fino de Aço Inox, mande um e-mail para atendimento@saudedascriancas.com.br, teremos o prazer de tirar todas as dúvidas e mantê-los informados em relação ao assunto... Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!