quarta-feira, 14 de julho de 2010

Projeto Saúde das Crianças contra a Pediculose

Campanha de Eliminação da Pediculose (Piolhos e Lêndeas) das Creches e Escolas

Semana da Guerra contra o Piolho

Objetivo do Projeto

Alertar pais, responsáveis e toda a direção da creche / escola, bem como professores e todos os seus colaboradores, sobre a importância de se exterminar por completo a infestação de piolhos e lêndeas (Pediculose).
O Projeto terá a duração de uma semana, com atividades voltadas ao conhecimento do desenvolvimento da Pediculose, doenças causadas, tipos de piolhos, métodos naturais para eliminá-los, conhecimento dos piolhos pelas crianças, recortes, desenhos, modelagens em massinha, criações de letras de músicas utilizando melodias já existentes que levem as crianças, seus pais ou responsáveis a conhecer os hábitos e desenvolvimento dos piolhos e também hábitos que impedem uma nova proliferação.

Obs.: Para se atingir o objetivo principal que é a exterminação total dos piolhos e lêndeas promovendo a Saúde das Crianças e tornar a creche / escola uma instituição educacional modelo, é imprescindível o comprometimento e a participação de todos os envolvidos.

Sugestão de Atividades da Semana da Guerra contra o Piolho (pode ser melhorada, aceitamos sugestões)

Lição de Casa - Estas tarefas serão enviadas aos Pais ou Responsáveis para serem executadas juntamente com os seus filhos...

Segunda-feira
Tarefa: Os pais receberão um texto e uma prova.
Execução: Os pais deverão ler o texto e responder as perguntas conforme o mesmo.
Objetivo: Fazer com que os pais e responsáveis se informem mais a respeito do assunto.

Terça-feira
Tarefa: Ajudar os filhos a pintar um desenho de um piolho conforme as cores indicadas.
Execução: Pintar cada parte do piolho de uma cor diferente.
Objetivo: Fazer com que a criança conheça as cores e conhecer melhor o inimigo causador da bicheira da cabeça (feridas).

Quarta-feira
Tarefa: Criar uma redação sobre os piolhos e lêndeas com uma linguagem infantil para que a criança possa compreender melhor.
Execução: Fazer a redação juntamente com a criança, pedindo sua opinião. (Sugestão: dois piolhos conversando - Um piolho e uma lêndea, etc...)
Objetivo: Fazer a criança compreender que o piolho é transmissor da doença impetigo.

Quinta-feira
Tarefa: Criação de uma letra de música usando melodias já existentes. (Exemplo: atirei o pau no gato, ciranda cirandinha, mamãe eu quero, etc)
Execução: Os pais ou responsáveis devem especificar qual foi a melodia escolhida e trocar a letra original por uma letra criada que fale sobre os piolhos...
Objetivo: Fazer a criança manter as informações sobre o piolho, transmissor de tifo, gravadas em sua mente e aprender como fazer para se livrar deles.

Exemplo de criação de música
Melodia escolhida: Mamãe eu quero

Mamãe eu quero, mamãe eu quero...
Mamãe eu quero coçar...
Corta minhas unhas, corta minhas unhas...
Corta minhas unhas pra cabeça não machucar...

Outro exemplo
Melodia escolhida: Atirei o pau no gato

Eu peguei muito piolho-lho
Porque eu não-não
Me cuidei-dei-dei
E agora-ra
Como faço-ço
Pra tirar, pra tirar
Ele daqui??? Ai... ai...

Sexta-feira
Tarefa: Assistir a apresentação das tarefas executadas por seus filhos na creche / escola
Execução: Ao final da semana, ou seja, na sexta-feira, os filhos, juntamente com a creche / escola, farão uma apresentação (musical, teatral..., etc) e uma exposição dos trabalhos executados na mesma. Onde será de suma importância a presença de seus pais ou alguém que os represente.
Objetivo: Demonstrar tudo o que foi assimilado durante a semana.

Ao final dessa semana, juntamente com o Projeto, será proferida uma Palestra sobre Pediculose que complementará as informações sobre as doenças causadas pela infestação de Piolhos e Lêndeas e a apresentação de um produto que elimina 100% o problema.

Tarefas a serem realizadas na creche / escola (Lembrando que as atividades podem ser trocadas ou melhoradas juntamente com a Direção e com as(os) professoras(es).

Segunda-feira
Tarefa: Criação de uma letra de música usando uma melodia já existente e uma coreografia para serem apresentadas ao final da semana.
Execução: Da mesma forma que foi apresentada aos pais e responsáveis, escolher a melodia e trocar a letra original por uma letra criada falando sobre os piolhos. A apresentação (coreografia, peça teatral, etc.) deve ser elaborada de acordo com a letra criada.
Objetivo: Voltado para o aprendizado sobre a Pediculose.

Terça-feira
Tarefa: Ensaio da letra e da apresentação e criação de um desenho de um piolho em mosaico para a exposição no final do projeto.
Execução: Todas as crianças deverão participar, cada uma com o seu papel na peça, coreografia, etc.
Objetivo: Voltado para o aprendizado sobre a Pediculose. Não esquecendo o foco das doenças transmitidas.

Quarta-feira
Tarefa: Ensaio da letra e da apresentação e confecção de um piolho de massinhas coloridas para a exposição.
Execução: Orientar para que cada criança faça o seu piolho de massinha, da forma como a qual eles imaginem que seja um piolho.
Objetivo: Saber se a criança tem (conhecimento) noção de como é este parasita.

Quinta-feira
Tarefa: Ensaio da letra e da apresentação e preenchimento de um desenho de piolho com bolinhas de papel colorido.
Execução: Distribuir vários potinhos de bolinhas coloridas para as crianças preencherem os seus desenhos da forma que quiserem.
Objetivo: Enquanto a criança se distrai executando as suas tarefas, ela irá assimilando tudo o que foi aprendido durante a semana da guerra contra o piolho.

Sexta-feira
Tarefa: Apresentação das coreografias e da exposição das tarefas executadas durante toda a semana pelas crianças para os pais e responsáveis.
Execução: Organizar as exposições por salas e por tarefas pelos os corredores, onde seja de fácil aceso para a visualização dos pais e responsáveis.
Objetivo: Promover uma interação entre os pais e a instituição educacional no combate contra a Pediculose e o chamado para a Palestra.
Como mencionado anteriormente, a participação e comprometimento de todos os envolvidos é de suma importância para podermos chegar a um resultado satisfatório e 100% eficaz...
Todos contra a Pediculose
As nossas crianças agradecem...
Saúde das Crianças

0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!