sábado, 19 de março de 2011

O que é a Dislexia Infantil?

Olá leitor(a) do Blog Saúde das Crianças, hoje, trazemos um assunto bem interessante, ainda mais porque as aulas retornaram recentemente... Dessa vez, estamos vindo através deste post, estudar um pouquinho sobre um distúrbio que atinge as crianças em idade escolar que se chama DISLEXIA INFANTIL. A Dislexia Infantil é a dificuldade de aprendizado.
.
A criança com dislexia acaba trocando algumas letras como d por b, c por q, l por r, etc. Não consegue construir frases completas, tem dificuldades na escrita e também apresenta problemas na leitura. A criança disléxica apresenta grandes dificuldades na leitura e na escrita, como por exemplo:

- Leitura lenta, trabalhosa e carregada de erros.
- Ortografia deficiente.
- Junções ou separações incorretas de palavras.

Também tem dificuldades na automatização de apredizagem e memorização (não consegue absorver o que aprendeu e quando aprende, em pouco tempo se esquece). Além disso, torna-se penoso realizar com êxito as atividades onde é necessário aplicar várias habilidades como por exemplo: redações que acabam exigindo grande atenção na ortografia, pontuação, organização das idéias, etc.

A dislexia não se manifesta da mesma maneira nem com a mesma intensidade em todas as crianças, cada uma apresenta diferentes sintomas. Portanto, a recuperação é determinada pelas características de cada criança e pelo meio familiar e escolar a qual ela pertence. O que está claro é que a base de uma boa recuperação é detectar a dislexia precocemente, antes da criança passar pela experiência do fracasso.

A criança com dislexia é capaz de aprender a ler e escrever, mas, o fará de maneira diferente, com um método diferente e um tratamento especial, que lhe apresentará estratégias e técnicas para enfrentar suas dificuldades na leitura e na escrita, ensinando-a diferentes habilidades que a ajudará a compreender e memorizar os textos lidos. É importante que os pais que tenham uma criança com dislexia, não abram mão de um acompanhamento com um profissional para que ele os oriente da melhor maneira.

Sempre lembrando que assim como no tratamento da dislexia quanto em qualquer outro tratamentom, os pais devem sempre envolver a criança com todo o carinho e atenção para que ela não se sinta sozinha e para que desta forma, a recuperação possa correr de maneira tranquila...


2 comentários:

Germanda disse...

Olá,Minha filha tem dislexia,ñ consigo fazer o tratamento dela direito pois cada medico ke eu vou diz ema coisa diferente.Por favor gostaria ke vc me desse umas dicas como poderei tratar dela .Obrigado

jovelina pereira da costa disse...

amei eu estou trabalhando com uma criança assim.deparo com grandes dificudades,mais estou buscando muitas orientaçoes.nunca e demais conhecimento.adorei a materia

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!