quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dicas de como tratar a Dislexia...



A dislexia geralmente é detectada no início da fase de aprendizagem da criança. É um distúrbio da linguagem que acaba afetando também a escrita. Quando a dislexia começa a se manifestar, surgem alguns sintomas como:

A criança não consegue aprender com facilidade.
Tem dificuldades para executar tarefas simples como amarrar o cadarço do sapato.
Tem um atraso da linguagem.
Sente dificuldade em aprender as letras, entre outros sintomas.

A criança que tem dislexia é igual as outras, às vezes é até mais inteligente, porém, sente dificuldade em assimilar os símbolos da escrita.
Há quem diga que a dislexia é hereditária. Que em uma família que possui uma criança dislexa tem também algum familiar com problemas de linguagem. Tente identificar se existe alguém na sua família com o mesmo problema que a sua criança para que possam ser tratados juntos.

Alguns sintomas:

• A criança pode confundir letras que são parecidas como: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.
• Trocar letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e.
• Inverter sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra.
• Ao ler pula linha ou volta para a anterior.
• Soletram com dificuldade.
• Leitura lenta para a sua idade.
• Usa dedos para contar.
• Possui dificuldades em lembrar-se de seqüências: a, b, c... um, dois, três...
• Muitos conseguem copiar, mas quando precisam escrever através de ditado ou elaborar redações acabam apresentando muitas dificuldades.
• Afeta mais meninos que meninas.








Dicas sobre o assunto:

• O tratamento deve ser realizado por um fonoaudiólogo que é a pessoa que está mais apta para ajudar no desenvolvimento da fala da sua criança e com isso melhorar também a escrita.
• Tente mostrar brinquedos que chamem a sua atenção, que sejam bastante interessantes e que possuam letras e números para que você possa estimulá-la à aprender brincando... o que é muito mais prazeroso e não irá cobrar tanto da sua criança. Se os brinquedos possuírem alto relevo nas letras e números, fica ainda mais fácil para a criança analisar e perceber as diferenças entre as formas das letras e números deslizando os dedos pelas suas formas, que podem também ter diferentes cores e texturas.
• Ler livros com histórias simples e ir aumentando a sua complexidade com o tempo.
• Não faça comparações, isso pode deixar a sua criança assustada e decepcionada com a sua dificuldade de aprendizagem.
• Seja o mais carinhosa(o) e atenciosa(o) possível incentivando a sua criança e comemorando junto com ela à cada vitória conquistada.
• Se a sua criança já estiver em fase escolar, não a force fazer as atividades da escola quando ela estiver se sentindo triste ou nervosa com a situação. Não a obrigue fazer o que ela não quer, pois isto pode ser frustrante para ela e fará com que vocês regridam naquilo que ela já conseguiu assimilar ou estacione a sua evolução. Quando ela não quizer fazer tais atividades, estimule-a de outras formas, fazendo uso de livros ilustrativos com sons, os brinquedos com formas de letras e números ou qualquer outro tipo de incentivo que julgar ser interessante para descontraí-la.
• Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los. Atenção: não exagere nas inúmeras correções, pois poderá desmotivá-la. Procure mostrar os erros mais relevantes.
• E se ela já freqüentar uma escolinha, peça a ajuda dos professores para que possam juntos, encontrar formas de fazer a capacidade latente da sua criança desabrochar. Pais e professores juntos, conseguem melhores resultados.

E não se esqueça de procurar um bom fonoaudiólogo que poderá iniciar um bom tratamento juntamente com você.

Para ajudar um pouco mais neste assunto, pesquisei e encontrei um link de um site onde se vende vários Livros sobre Dislexia que podem orientá-la(o) em um tratamento com a sua criança. São vários Livros de vários autores e editoras que você pode analisar e escolher um que melhor atenda as suas necessidades. Você pode fazer a sua compra pelo próprio site e receber o seu livro na sua casa.

Para comprar o Livro, acesse este link abaixo. Se o link não funcionar, copie e cole na barra de endereços do seu navegador.

http://shopping.uol.com.br/livros.html?lout=47,49&num=60&nortrk=1&vitrine=oferta&psid=1&q=dislexia+livro#rmcl



Espero ter ajudado... qualquer outra dúvida, é só entrar em contato com o e-mail de atendimento do Blog - atendimento@saudedascriancas.com.br



Teremos prazer em ajudar...


0 comentários:

Postar um comentário

A Saúde das Crianças agradece pelo seu comentário... Adoramos a sua visita... Volte sempre!!!