quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dicas de como tratar a Dislexia...



A dislexia geralmente é detectada no início da fase de aprendizagem da criança. É um distúrbio da linguagem que acaba afetando também a escrita. Quando a dislexia começa a se manifestar, surgem alguns sintomas como:

A criança não consegue aprender com facilidade.
Tem dificuldades para executar tarefas simples como amarrar o cadarço do sapato.
Tem um atraso da linguagem.
Sente dificuldade em aprender as letras, entre outros sintomas.

A criança que tem dislexia é igual as outras, às vezes é até mais inteligente, porém, sente dificuldade em assimilar os símbolos da escrita.
Há quem diga que a dislexia é hereditária. Que em uma família que possui uma criança dislexa tem também algum familiar com problemas de linguagem. Tente identificar se existe alguém na sua família com o mesmo problema que a sua criança para que possam ser tratados juntos.

Alguns sintomas:

• A criança pode confundir letras que são parecidas como: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.
• Trocar letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e.
• Inverter sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra.
• Ao ler pula linha ou volta para a anterior.
• Soletram com dificuldade.
• Leitura lenta para a sua idade.
• Usa dedos para contar.
• Possui dificuldades em lembrar-se de seqüências: a, b, c... um, dois, três...
• Muitos conseguem copiar, mas quando precisam escrever através de ditado ou elaborar redações acabam apresentando muitas dificuldades.
• Afeta mais meninos que meninas.








Dicas sobre o assunto:

• O tratamento deve ser realizado por um fonoaudiólogo que é a pessoa que está mais apta para ajudar no desenvolvimento da fala da sua criança e com isso melhorar também a escrita.
• Tente mostrar brinquedos que chamem a sua atenção, que sejam bastante interessantes e que possuam letras e números para que você possa estimulá-la à aprender brincando... o que é muito mais prazeroso e não irá cobrar tanto da sua criança. Se os brinquedos possuírem alto relevo nas letras e números, fica ainda mais fácil para a criança analisar e perceber as diferenças entre as formas das letras e números deslizando os dedos pelas suas formas, que podem também ter diferentes cores e texturas.
• Ler livros com histórias simples e ir aumentando a sua complexidade com o tempo.
• Não faça comparações, isso pode deixar a sua criança assustada e decepcionada com a sua dificuldade de aprendizagem.
• Seja o mais carinhosa(o) e atenciosa(o) possível incentivando a sua criança e comemorando junto com ela à cada vitória conquistada.
• Se a sua criança já estiver em fase escolar, não a force fazer as atividades da escola quando ela estiver se sentindo triste ou nervosa com a situação. Não a obrigue fazer o que ela não quer, pois isto pode ser frustrante para ela e fará com que vocês regridam naquilo que ela já conseguiu assimilar ou estacione a sua evolução. Quando ela não quizer fazer tais atividades, estimule-a de outras formas, fazendo uso de livros ilustrativos com sons, os brinquedos com formas de letras e números ou qualquer outro tipo de incentivo que julgar ser interessante para descontraí-la.
• Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los. Atenção: não exagere nas inúmeras correções, pois poderá desmotivá-la. Procure mostrar os erros mais relevantes.
• E se ela já freqüentar uma escolinha, peça a ajuda dos professores para que possam juntos, encontrar formas de fazer a capacidade latente da sua criança desabrochar. Pais e professores juntos, conseguem melhores resultados.

E não se esqueça de procurar um bom fonoaudiólogo que poderá iniciar um bom tratamento juntamente com você.

Para ajudar um pouco mais neste assunto, pesquisei e encontrei um link de um site onde se vende vários Livros sobre Dislexia que podem orientá-la(o) em um tratamento com a sua criança. São vários Livros de vários autores e editoras que você pode analisar e escolher um que melhor atenda as suas necessidades. Você pode fazer a sua compra pelo próprio site e receber o seu livro na sua casa.

Para comprar o Livro, acesse este link abaixo. Se o link não funcionar, copie e cole na barra de endereços do seu navegador.

http://shopping.uol.com.br/livros.html?lout=47,49&num=60&nortrk=1&vitrine=oferta&psid=1&q=dislexia+livro#rmcl



Espero ter ajudado... qualquer outra dúvida, é só entrar em contato com o e-mail de atendimento do Blog - atendimento@saudedascriancas.com.br



Teremos prazer em ajudar...


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo foi prorrogada até sexta (19/08/2011)

A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomelite) e Sarampo foi prorrogada até esta sexta-feira dia 19/08/2011. A orientação é da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que recomenda que os municípios paulistas prorroguem a campanha em uma segunda etapa.

Os pais ou responsáveis que não levaram as suas crianças menores de cinco anos de idade devem se dirigir ao Centro de Saúde ou ao posto ESF (Estratégia Saúde da Família) no horário das 8h às 17h. Esta vacina esta sendo administrada para crianças de 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Em alguns casos, pode-se também aproveitar para colocar a Caderneta de Vacinação em dia. O intuito da Campanha é vacinar em cada uma das etapas, 95% das crianças, com uma dose via oral, mesmo aquelas que já foram vacinadas anteriormente.




Não deixe de aproveitar esta segunda estapa da Campanha e não se esqueça de levar a Caderneta de Vacinação dos seus filhos.

sábado, 13 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil é Hoje 13/08/2011

Olá querido(a) leitor(a) do Blog Saúde das Crianças, tudo bem?


Resolvi dar uma passadinha só para lembrar do compromisso que nós, pais, temos para com a Saúde das nossas Crianças. A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil é hoje 13/08/2011 das 08:00 às 17:00 em todo o Território Nacional.



É muito importante o comparecimento dos pais com os seus filhos ou os responsáveis pelas crianças que receberão a segunda dose da Vacina. Lembrando que até aquelas crianças que receberam a primeira dose, também devem tomar a segunda.

Serão vacinadas as crianças entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, aquelas crianças que já completaram 5 anos, não precisam ser vacinadas. Vale lembrar também que os pais ou os responsáveis pelas crianças não devem se esquecer de levar as Cadernetas de Vacinação para que a etiqueta de controle da vacinação possa ser colada.




Vamos seguir o Zé Gotinha outra vez e proteger a Saúde das Crianças!!!




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil começa Sábado 13/08/2011

Olá papais e mamães corujas! Sábado, dia 13/08/2011 é dia de Vacinação contra a Paralisia Infantil para crianças até 5 anos de idade. Todos os Postos de Saúde estarão abertos para a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e seguimento do Sarampo das 08:00 às 17:00 horas .

Em alguns locais haverão Postos de Vacinação Volantes. Não deixem de vacinar os seus filhos e não se esqueçam da Caderneta de Vacinação.



Siga o Zé Gotinha mais uma vez e proteja a Saúde das Crianças!!!